Um dia estava em casa e meu filho me mostrou um vídeo sobre esculturas feitas com jornais. Fiquei fascinada e logo senti vontade de executar uma, mesmo sem nunca ter trabalhado com esse tipo de técnica antes.
E foi aí que resolvi fazer a minha primeira obra, hoje chamada de "Reverência". Ela tinha uma postura de meditação, mais ereta, porém atualmente, acredito que pelo peso e inexperiência na execução ela terminou cedendo um pouco para frente e com isso tenho a sensação de que ela está fazendo uma espécie de reverência ou cumprimento, e que meu amigo dicionário ratificou no sentido do significado (respeito profundo por alguém ou algo, em função das virtudes, qualidades que possui ou parece possuir; consideração), o que me agradou muito também!
A estrutura interna foi toda feita com jornal e fita crepe. Utilizei também, internamente, arame para modelar o formato da postura que queria que a escultura tivesse. Depois de feita a base foi a vez da papietagem e a finalização com a pintura e a reciclagem. Nos cabelos coloquei rolhas, conchas, contas e pedaços de casca de árvore.
A segunda escultura que fiz foi feita com mesmo processo.
Fui ajudar meu irmão a fazer uma faxina e na hora de jogar as coisas fora... advinha? Eu queria tudo! E assim enchi meu carro de coisas para reciclar!
Uma dessas coisinhas foi esse adega para vinhos que estava estragada e que aproveitei a parte interna, que ainda estava boa, transformando em uma sapateira e penteadeira para a minha pequena.
Foi muito simples de fazer. Apenas pintei com um efeito de envelhecimento e depois estampei com moldes de estêncil. Ah, o vidro também ia ser descartado e terminou vindo no meu carro. Então quando resolvi que queria colocar um vidro na parte de cima da sapateira, lembrei que tinha esse e para a minha sorte era a medida exata! E esse foi o resultado!
Aproveitei muitas peças de roupa que já estavam manchadas ou velhas utilizando este método. Muito simples e barato também!
Você vai precisar de:
- 1 borrifador;
- 1 potinho de tinta para tecido;
- Jornal.
1) Coloque a tinta dentro do borrifador e dilua acrescentando duas medidas iguais de água. Agite bem para misturar;
2) Forre o local com jornal e coloque a roupa;
3) Enrugue o tecido;
4) Borrife em cima do tecido cobrindo com a tinta;
5) Vire a peça ainda enrugada e repita do outro lado. Não é necessário esperar secar para virar.
6) Estique a roupa e coloque para secar;
Agora é só sair para usar!
Se tiver dúvidas basta assistir ao vídeo tutorial
Em outros casos temos roupas que gostamos e que com o uso vão perdendo a cor... ficando desbotada. Então uma sugestão é estampar, criando uma peça exclusiva e cheia de personalidade! Para isso você vai precisar de:
- 1 molde de estêncil (vendidos em lojas de materiais para artesanato);
- 1 pincel redondo e chato (apropriado para este tipo de técnica);
- Tinta para tecido;
- 1 bandejinha de isopor.
1) Despeje um pouquinho da tinta na bandeja de isopor. Coloque o pincel na tinta e antes de pintar o tecido bata o pincel na bandeja para retirar o excesso e evitar desta forma que a tinta vaze do molde manchando seu desenho. O ideal é que você treine antes (pode ser num pedaço de papel ou papelão. O pincel deve estar quase seco, sem excesso de tinta.
2) Coloque o molde na peça de roupa e vá batendo o pincel em cima até cobrir todo o desenho.
3) Siga colocando nos locais que quer estampar repetindo o procedimento.
4) Deixe secar.
ATENÇÃO: Tenha cuidado ao realizar esta técnica porque caso erre, a tinta não sai mais. A secagem é muito rápida.
No modelo acima depois da estamparia do estêncil, fui batendo o pincel com bem pouca tinta para dar esse efeito de continuidade da estampa.
Caso não queira estampar toda a peça você pode fazer apenas detalhes, como por exemplo bolsos, barras e etc.
Outra forma de fazer uma peça diferente aproveitando aquela que já está manchada é com a dica abaixo:
1) Coloque um pouco de alvejante numa vasilha.
2) Pegue um conta- gotas e encha com a água sanitária.
3) Vá fazendo pingos nos locais em que deseja criar as manchas.
4) espere secar e coloque para lavar.
IMPORTANTE:
*Quando for realizar esta técnica utilize roupa velha para evitar que o alvejante respingue e danifique sua roupa em uso. De preferência faça em local aberto e que não tenha outros tecidos por perto.
*Como o alvejante é forte, pode danificar a sua roupa se o tecido for muito fino e delicado.
*Outra dica legal é que depois da primeira camada de manchas você pode pingar novamente dando esse efeito claro/escuro (dois tons).