A arte é uma linguagem que
se manifesta além das palavras. Envolve sentidos e sentimentos. É um meio para
o desenvolvimento da percepção e imaginação. Na educação escolar envolve a
especificidade destas duas palavras: educação e arte buscando a mudança do
comportamento de maneira consciente e intencional através do processo de
aprendizagem e falar de educação, é falar de aprendizagem.
Na experiência específica
do trabalho realizado na Escola Municipal Governador Roberto Santos, nomeado Do Kabula ao Cabula: Olhares diversos,
diversos olhares, a proposta atingiu em termos artísticos e
práticos a realização da pintura dos muros internos da escola retratando o
bairro do Cabula através de desenhos dos alunos que foram selecionados por meio
de concurso.
A idéia inicial era de
que a realização seria feita apenas por mim, professora de artes dessa unidade
escolar, e assim ocorreu na primeira parte dos desenhos. Porém, à medida que o
projeto ia se materializando, começou a haver por parte dos alunos uma
movimentação, um despertar de como a escola estava ficando “bonita” e o
envolvimento foi crescendo. Então chegou o momento em que eles queriam
participar! Confesso que fiquei meio insegura quanto à participação deles, mas
logo entendi a importância dessa inserção e juntos, começamos a trabalhar. O
primeiro grupo a “colocar a mão na massa” foram alguns alunos do 5º ano D, e o
envolvimento foi tamanho que marcamos no dia seguinte (um dia em que não
haveria aula na escola) para continuar a pintura, pois o horário da aula é
curto e eles precisavam voltar para a sala de aula. Eles pintaram a base e eu
fiquei com os acabamentos finais e contornos dos desenhos. Foi um projeto
encantador! Não apenas pelo resultado visual, mas pela mobilização, compromisso,
boa vontade, empenho e motivação.
Para mim foi altamente
gratificante. Apesar do desgaste físico, de chegar em casa cansada e com dores
no corpo, tudo foi muito válido. Ver os olhos dos meninos brilharem, a
interação deles e das pessoas, a valorização do espaço físico traz um grande
significado humano e educacional ao
processo, não só pela participação deles, mas pela continuidade que o processo
integra antes, durante e depois da execução.Inicialmente no processo de criação dos
desenhos, seguindo para a prática, na aprendizagem da técnica da pintura mural,
da consistência e tipo de tinta, na habilidade motora para a pintura e etc., e
posteriormente na consequência: conservação dos desenhos, ensinando a
valorizarem o espaço, o ambiente escolar, sem degradar, sem riscar.Ao final do projeto restou um pedaço do muro sem pintar, então aproveitei para trabalhar com outras turmas do 2º e 3º ano que ainda não haviam participado. E este foi o resultado... Como não amar a arte?
A arte é uma ferramenta
transformadora. Como ressalta Ana Mae Barbosa :
A arte não é apenas básica, mas
fundamental na educação de um país que se desenvolve. A arte não é enfeite. A
arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar
o mundo, a realidade, o imaginário e é conteúdo. Como conteúdo representa o
melhor trabalho do ser humano.
Arte é qualidade e exercita a
qualidade nossa habilidade de julgar e de formular significados que excedem
nossa capacidade de dizer em palavras. E o limite da nossa consciência excede o
limite das palavras. (BARBOSA, 2010, p. 04)
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