segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Educação e Arte: Projeto pintando o muro



A arte é uma linguagem que se manifesta além das palavras. Envolve sentidos e sentimentos. É um meio para o desenvolvimento da percepção e imaginação. Na educação escolar envolve a especificidade destas duas palavras: educação e arte buscando a mudança do comportamento de maneira consciente e intencional através do processo de aprendizagem e falar de educação, é falar de aprendizagem. 
Na experiência específica do trabalho realizado na Escola Municipal Governador Roberto Santos, nomeado Do Kabula ao Cabula: Olhares diversos, diversos olhares, a proposta atingiu em termos artísticos e práticos a realização da pintura dos muros internos da escola retratando o bairro do Cabula através de desenhos dos alunos que foram selecionados por meio de concurso.
A idéia inicial era de que a realização seria feita apenas por mim, professora de artes dessa unidade escolar, e assim ocorreu na primeira parte dos desenhos. Porém, à medida que o projeto ia se materializando, começou a haver por parte dos alunos uma movimentação, um despertar de como a escola estava ficando “bonita” e o envolvimento foi crescendo. Então chegou o momento em que eles queriam participar! Confesso que fiquei meio insegura quanto à participação deles, mas logo entendi a importância dessa inserção e juntos, começamos a trabalhar. O primeiro grupo a “colocar a mão na massa” foram alguns alunos do 5º ano D, e o envolvimento foi tamanho que marcamos no dia seguinte (um dia em que não haveria aula na escola) para continuar a pintura, pois o horário da aula é curto e eles precisavam voltar para a sala de aula. Eles pintaram a base e eu fiquei com os acabamentos finais e contornos dos desenhos. Foi um projeto encantador! Não apenas pelo resultado visual, mas pela mobilização, compromisso, boa vontade, empenho e motivação.
Para mim foi altamente gratificante. Apesar do desgaste físico, de chegar em casa cansada e com dores no corpo, tudo foi muito válido. Ver os olhos dos meninos brilharem, a interação deles e das pessoas, a valorização do espaço físico traz um grande significado humano e educacional ao processo, não só pela participação deles, mas pela continuidade que o processo integra antes, durante e depois da execução.Inicialmente no processo de criação dos desenhos, seguindo para a prática, na aprendizagem da técnica da pintura mural, da consistência e tipo de tinta, na habilidade motora para a pintura e etc., e posteriormente na consequência: conservação dos desenhos, ensinando a valorizarem o espaço, o ambiente escolar, sem degradar, sem riscar.Ao final do projeto restou um pedaço do muro sem pintar, então aproveitei para trabalhar com outras turmas do 2º e 3º ano que ainda não haviam participado. E este foi o resultado... Como não amar a arte? 



A arte é uma ferramenta transformadora. Como ressalta Ana Mae Barbosa :

A arte não é apenas básica, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. A arte não é enfeite. A arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário e é conteúdo. Como conteúdo representa o melhor trabalho do ser humano.

Arte é qualidade e exercita a qualidade nossa habilidade de julgar e de formular significados que excedem nossa capacidade de dizer em palavras. E o limite da nossa consciência excede o limite das palavras. (BARBOSA, 2010, p. 04)

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